Enfermagem Pediátrica

É um campo de estudo e de prática da enfermagem dirigida à assistência à criança até a adolescência. Ou, ainda, é um campo da enfermagem que se dedica ao cuidado do ser humano em crescimento e desenvolvimento, desde o nascimento até a adolescência.
Pediatria: É o campo da Medicina que se dedica à assistência ao ser humano em crescimento e desenvolvimento, desde a fecundação até a adolescência
Neonatologia: é o ramo da Pediatria que atende o recém-nascido, desde a data do nascimento até completar 28 dias;
Puericultura: também denominada de Pediatria Preventiva, é o ramo da Pediatria que cuida da manutenção da saúde da criança e do acompanhamento de seu crescimento e desenvolvimento.
Hebiatria: é o ramo da Pediatria que atende as necessidades de saúde do adolescente.
Direito da Criança
Toda criança merece uma infância feliz e que possa gozar de direitos e liberdades, essa declaração enunciou os seguintes princípios:
A criança gozará de proteção especial e ser-lhe-ão proporcionadas oportunidade e facilidade, a fim de facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social de forma sadia e normal e em condições de dignidade. Toda criança terá direito a nome e nacionalidade, desde o nascimento;
EXAME FÍSICO
O exame físico deve ser sempre realizado, em parte, seguindo uma sequencia ordenada para que não se esqueça de nenhum ponto essencial. Mas esta ordem pode ser modificada e adaptada conforme as circunstâncias de cada caso. Normalmente recém-nascidos e lactentes no primeiro semestre de vida, se não assustados ou incomodados, reagem bem ao contato com estranhos
Sempre observar sinais de maus tratos, má higiene, abandono ou negligência, anotar no prontuário tomar as providências. Objetivos:
- Avaliar a condição física atual.
- Auxiliar na observação da evolução de uma doença ou reação à terapia médica e de enfermagem.
- Detectar os primeiros sinais de problemas de saúde em desenvolvimento.
1ª Parte
Mostre carinho para a mãe da criança
A mãe de uma criança doente pode estar aflita e até assustada.
Seja gentil com ela.
Ela só vai fornecer um bom histórico se ficar à vontade.
Use o nome dela durante a conversa.
Escute com atenção o que ela diz.
2ª Parte
Se a criança for maiorzinha, pergunte seu nome e chame-a pelo nome.
Deixe que a própria criança responda algumas perguntas.
Diga algumas palavras carinhosas logo de início.
Procure fazer amizade com a criança.
Empreste um brinquedo fácil de lavar.
Não fique encarando a criança.
3ª Parte
Quais são os sintomas que a criança está apresentando?
Deixe a mãe contar à sua maneira quais são os problemas do filho.
Descubra outros sintomas.
Você precisa de três dados sobre cada sintoma:
     1. Há quanto tempo a criança apresenta o sintoma? (Tempo)
     2. Em que intensidade o sintoma se apresenta? (Quantidade).
     3. Como são os sintomas? Qual a gravidade deles? (Qualidade).
Anamnese completa
 Descrever a impressão causada pela criança. Observar se a criança está alerta, qual seu estado nutricional, desenvolvimento, posturas atípicas, apreensão ou cooperação, posição anti-álgica e odor anormal.

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