- controlar e orientar o uso correto do uniforme privativo, visando à segurança do paciente.
- Auxiliar os elementos da equipe cirúrgica a vestirem o avental e as luvas.
- Iniciar a abertura dos pacotes em sequência de uso e obediência à técnica asséptica.
- Auxiliar a montagem da mesa de instrumentação, apresentando os artigos médicos necessários ao procedimento cirúrgico.
O circulante tem ainda, as seguintes funções:
- Puncionar a veia ou auxiliar na instalação dos soros.
- Auxiliar o anestesiologista na indução e manutenção da anestesia.
- Auxiliar a equipe cirúrgica no posicionamento do paciente.
- Auxiliar o enfermeiro no cateterismo vesical do paciente quando necessário.
- Auxiliar na paramentação da equipe cirúrgica.
- Auxiliar na anti-sepsia da área operatória.
- Colocas a placa dispersiva do gerador eletro-cirúrgico (placa do bisturi).
- Auxiliar na colocação dos campos cirúrgicos.
- Prover as mesas do instrumentador e de cirurgião assistente com artigos e equipamentos necessários ao ato operatório.
- Manter o ambiente asséptico.
- Acompanhar a cirurgia provendo ao instrumentador artigos necessários ao ato operatório.
- Manter boa iluminação da área cirúrgica.
- Manter o ambiente calmo.
- Realizar controle de perda sanguínea por meio da pesagem das compressas e gazes utilizadas.
- Preencher a ficha transoperatória, a fim de fornecer subsídios para a continuidade dos cuidados de enfermagem.
No final da cirurgia, o circulante deve:
- Avisar o paciente do término do procedimento cirúrgico.
- Auxiliar o cirurgião no curativo cirúrgico.
- Retirar equipamentos, campos sujos e molhados que estão sobre o paciente.
- Colocar o paciente em posição dorsal.
- Verificar permeabilidade, fixação e drenagem de sondas, drenos e cateteres.
- Remover a placa dispersiva do gerador eletro-cirúrgico.
- Cobrir, aquecer e promover o conforto do paciente na mesa cirúrgica.
- Ajudar o anestesiologista a manter a permeabilidade das vias aéreas superiores.
- Controlar a permeabilidade, fixação e gotejamento das infusões e irrigações.
- Fazer anotações de enfermagem e ordem no prontuário.
- Completar a ficha de débito.
- Avisar o enfermeiro da recuperação pós-anestésica (RPA) ou da unidade de terapia intensiva das condições em que o paciente se encontra.
- Transportar o paciente à RPA ou à sua unidade de origem de acordo com a rotina do CC.
Fase de desmontagem da sala:
- Reunir todos os artigos não usados ( estéreis) e colocar no carrinho para devolução ao centro de material e esterilização e farmácia ou central de suprimentos.
- Calçar luvas de procedimentos.
- Retirar da mesa de instrumentais artigos pérfurocortantes descartando em local apropriado designado pela instituição.
- Desprezar artigos de uso único não cortantes em recipientes de lixo apropriados.
- Encaminhas ampolas e frascos vazios de medicamentos controlados ao destino determinado pela instituição.
- Reunir campo de pano nos hamperes, revisando-os.
- Retirar instrumental das mesas e colocar em suas caixas apropriadas para devolução no CME verificando integridade, número de peças e colocando os mais delicados sobrepostos aos mais pesados.
- Aspirar com o aspirador da sala todos os líquidos restantes em mesa cirúrgica e encaminhá-lo para limpeza conforma rotina da instituição.
- Cânulas endotraqueais devem ser desprezadas após o uso.
- Conexões do aspirador de secreções devem ser retiradas, desprezadas ou levadas ao expurgo.
- Frascos de aspiração devem ser descartados ou trocados e desinfetados antes do uso da próxima cirurgia.
- Lâminas de laringoscópios devem sobre processo de limpeza com água e sabão com pH neutro, utilizando-se uma escova para remoção da sujidade e desinfecção com álcool a 70%. Na presença de sangue, recomenda-se a desinfecção com glutaraldeído 2% por 30 minutos.
- Recolher cubas e avulsos colocando-os no carrinho abastecedor de devolução.
- Retirar luvas de procedimentos.
- Lavar as mãos.
- Encaminhar o carro abastecedor conforme designação da instituição.
- A roupa e o lixo devem ser retirados da sala de operação em carros fechados, seguindo a rotina da instituição.
- Após as etapas anteriores, realizar a limpeza da sala de operação conforme preconizado.
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