Humanização na Unidade de Terapia Intensiva

A UTI nasceu da necessidade de oferecer suporte avançado de vida a pacientes. Destina-se a internação do mesmo, com instabilidade clinicas e com potencial de gravidade. É um ambiente de alta complexidade, reservado e único no ambiente hospitalar, já que se propõe estabelecer monitorização completa e vigilância 24 horas.

É importante tanto para o paciente como a família compreender a UTI como etapa fundamental para superação da doença, porém tão importante é aliviar e proporcionar conforto independente do prognostico. A equipe da UTI esta orientada no respeito à dignidade e autodeterminação de cada paciente internado, estabelecendo e divulgando a humanização nos seus trabalhos, buscando amenizar os momentos vivenciados através do paciente e família.

Humanização pode ser entendida como a maneira de ver e considerar o ser humano a partir de uma visão global, buscando superar a fragmentação da assistência. Um dos aspectos que envolvem uma prática dessa natureza está relacionado ao modo como lidamos com o outro. Uma das características do processo de trabalho em saúde é que o mesmo “se funda numa inter-relação pessoal muito intensa”. Assim, essa característica implica em fazermos a diferença no modo como lidamos com outro, tratando-o com dignidade e respeito, valorizando seus medos, pensamentos, sentimentos, valores e crenças, estabelecendo momento de fala e de escuta.

A equipe da UTI promove um cuidado seguro, responsável e ético em uma realidade vulnerável e frágil. Cuidar em UTI é ato de amor, o qual esta vinculada: a motivação, comprometimento, postura ética e moral, características pessoais, familiares e sociais.

Muitos pacientes são leigos nos sentidos da realização dos procedimentos de enfermagem, mas qualquer pessoa percebe a maneira humana com que esta sendo tratado.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »