Materiais para Administração de Medicamentos Injetáveis


A via parenteral é  via de administração de drogas ou nutrientes por meio de injeções pelas vias intradérmica (ID), subcutânea (SC), intramuscular (IM), intravenosa (IV) ou endovenosa (EV). Para isso necessitamos conhecer os materiais como agulhas e seringas...
REGRAS GERAIS.
A prescrição deve ser escrita e assinada.
Nunca administrar medicamento sem rótulo.
Verificar data de validade do medicamento.
Não administrar medicamentos preparados por outras pessoas.
Tendo dúvida sobre o medicamento, não administra-lo.
Interar-se sobre as diversas drogas, para conhecer cuidados específicos e efeitos colaterais.
           - melhor horário;
           - diluição formas, tempo de validade;
           - ingestão com água, leite, sucos;
           - antes, durante ou após as refeições ou em jejum;
           - incompatibilidade ou não de mistura de drogas;
Antes de administrar qualquer medicação,  devemos checar os sete certos – Paciente certo, Medicação certa, Dose certa, Diluição certa, Via certa, Horário certo, Registro certo.
Toda prescrição de medicamento deve conter – Data, Nome do paciente, Dosagem, Via de administração, Frequência, Assinatura do médico.

SERINGA

É um equipamento usado por profissionais da área da saúde para inserir substâncias líquidas por via intravenosa, intramuscular, intracardíaca, subcutânea, intradérmica, intra-articular; retirar sangue, etc. Trata-se de um dispositivo que pode ser feito em vidro, em metal ou em plástico, sendo esta primeira forma menos usual atualmente pela dificuldade adicional em se esterilizar a seringa. Assim, a mais utilizada são as  descartáveis. Esta contém uma parte móvel, que seria o êmbolo, a qual contribui para uma variação de volume de um determinado líquido contido nesta.
Graduação das Seringas
Seringas de 20 ml: escala de 1 ml
Seringas de 10 ml: escalas de 0,2 ml
Seringas de 5 ml: escalas de 0,2 ml
Seringas de 3 ml: escalas de 0,1 ml
Seringas de 1 ml: escalas de 0,1 ml, 2 U, 1 U.
Vias de utilização das seringas
ID: seringas de 1ml
SC: seringas de 1ml
IM: seringas de 3 e 5 ml
EV: seringas de 10 ou 20 ml
Atenção
1 ml = 1 cm³ = 1 CC
1 U = 0,01 ml

AGULHA
É uma haste metálica ou plástica com um orifício que vai de uma extremidade a outra, para passagem de fluido. A espessura calibre é consoante a viscosidade do fluido e o calibre da veia ou artéria que se quer alcançar. Existem outras duas formas de uso além da intravenosa, que são subcutânea e intramuscular.
Agulhas
40 x 12 – aspiração e preparo de medicações
30 x 7 – aplicação EV paciente adulto
25 x 7 – aplicação EV paciente adulto
30 x 8 – aplicação IM paciente adulto
25 x 8 – aplicação IM paciente adulto
20 x 5,5 - aplicação IM crianças
13 x 4,5 – aplicação ID e SC
13 x 4,0 – aplicação IC e SC

EQUIPO PARA INFUSÕES
Indicado para uso de profissionais da área da saúde com a finalidade de infundir soluções parenterais em paciente por gravidade. Pode ser combinado com agulhas, scalps, cateter, torneirinha e outros dispositivos de infusão.Possui uma pinça rolete ou regulador de fluxo destinado ao controle de gotejamento, regula o fluxo de solução entre o zero e o máximo. Além do injetor lateral em “Y” destinado à aplicação injeções de medicamento, através da introdução de agulhas na membrana auto-cicatrizante, o equipo apresenta um suporte para dedos que atende a NR 32.


BURETA
Dispositivo para infusão, controle de fluxo e dosagem de soluções parenterais. Com câmara graduada de 150 ml permitindo a visualização precisa do fluxo de escoamento. Tubo flexível que liga a ponta perfurante a câmara graduada (bureta), contém uma pinça clamp “corta-fluxo” que possibilita a interrupção do preenchimento da bureta a qualquer momento. O gotejamento flexível em microgotas e a escala graduada em 1 ml em 1 ml. Muito utilizado em pacientes pediátricos e Neo-Natal. Pode ser usado combinado com agulhas, scalps, cateter, torneira e outros dispositivos de infusão.

CATÉTER FLEXÍVEL (JELCO)
São cateteres para infusão de soluções e drogas intravenosas, numerados em números pares, sendo que, quanto maior o número, menor é o calibre da agulha, indicado também para manter a hidratação e / ou desidratação correta se paciente é incapaz de tomar liquido suficiente via oral. Cateter em poliuretano ou teflon.Canhão colorido componente de união do tubo de agulha, promovendo comunicação e com seu corpo, recebe uma codificação através de cores determinado o calibre da agulha. Produto de uso único, estéril, atóxico e apirogênico.


 SCALPS

São cateteres para infusão de medicações rápidas, numerados em números ímpares, sendo que, quanto menor o número, maior é o calibre da agulha. Devem antes de serem inseridos na veia (punção) ser totalmente preenchidos com solução SF 0,9%, caso seja para coleta de sangue, antes da punção, retirar o ar de toda a extensão do cateter.Produto de uso único, estéril, atóxico e apirogênico.

 MULTIVIAS

Indicado para infusão endovenosa simultânea de soluções parenterais.

 TORNEIRINHA

São utilizadas como complemento do equipo, com função de administração simultânea de múltiplas soluções endovenosas. Esses dispositivos são especialmente desenhados para administrar simultaneamente drogas e soluções endovenosas. Manipulo giratório, com rotação de 360º e com indicação de fluxo. 







4 Comentarios

  1. Otimo site,me ajudou muito. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gostei, me ajudou legal. As informações para fim de estudos informativos muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Tentamos engravidar por alguns anos em uma clínica local. Não obtivemos resultados. Tentamos tudo o que era possível, mas nada. Fomos recomendados a usar óvulos doados. Eu sabia que tínhamos que experimentar um remédio feito à base de ervas. Eu estava aterrorizado. Eu não sabia como fazer e onde começar minha busca. Quando minha amiga me recomendou à Dra. Itua para a medicina herbácea na África Ocidental. Eu pensei que ela estava brincando. Eu não sabia nada sobre aquele país e tinha medo com vergonha de dizer que achava que era um pouco... selvagem? De qualquer forma, ela me convenceu a pelo menos verificar. Eu fiz a pesquisa e pensei que talvez isto fosse realmente uma boa idéia. A Dra. Itua tem preços razoáveis. Também tem altos índices de tratamentos bem sucedidos. Além disso, usa Ervas Naturais. Bem, eu deveria dizer que estava convencido. Eu e meu marido tentamos e agora podemos dizer que foi a melhor decisão em nossas vidas. Tentamos por tanto tempo ter um filho e de repente tudo parecia tão simples. Os médicos e o pessoal estavam tão confiantes e esperançosos que também projetaram esses sentimentos em mim. Estou tão feliz por ser mãe e eternamente grata à Dra. Itua e à Lori, minha querida amiga. Não tenha medo e apenas faça isso! Experimente hoje a medicina herbal Dr itua e veja diferente em cada situaton. Dr Itua Informações de contato... Whatsapp+2348149277967/drituaherbalcenter@gmail.com Dr Itua tem cura para as seguintes doenças: Todos os tipos de câncer,Inflamatório de fígado/rins,Fibróide,Infertilidade,Diabetes,Vírus de Herpes,Diabete,Câncer de bexiga,Câncer de cérebro,Câncer de esôfago,Câncer de vesícula biliar,Doença trofoblástica gestacional,Câncer de cabeça e pescoço,Linfoma de Hodgkin. Câncer intestinal,Câncer de rim,Leucemia,Câncer de fígado,Câncer de pulmão,Melanoma,Mesotelioma,Mieloma múltiplo,Tumores neuroendócrinos. Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer sinusal, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer de coluna vertebral, Câncer de estômago. Câncer de testículo,Câncer de garganta,Câncer de tiróide,Câncer de útero,Câncer de vagina,Câncer Vulvar,Desordem bipolar,Câncer de bexiga,Câncer colorretal,HPV,Câncer de mama,Câncer anal. Câncer de apêndice,Câncer de rim,Câncer de próstata,Glaucoma.., Catarata,Degeneração macular,Câncer de adrenalina,Câncer de canal biliar,Câncer de osso,Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Câncer cerebral.Demência.Fraca Ereção,Feitiço do amor,Leucemia,Fribróide,Infertilidade,Doença de Parkinson,Doença inflamatória intestinal,Fibromialgia.

    ResponderExcluir