Informações importantes sobre Recém-Nascido

O nascimento de um bebê traz muitas alegrias e satisfação para família e principalmente para a mamãe e o papai. O recém-nascido é muito sensível e frágil. Alguns cuidados simples podem ser complicados para a mamãe de primeira viagem e ate mesmo desconhecidos.

Encontrei essas 10 dicas importantes, postado por Laura Diniz Camargo, então resolvi postar aqui com alguns esclarecimentos a mais.

1.  MANCHAS NA PELE

A pele do recém-nascido é bem macia e sensível, mas às vezes podem ter algumas manchas que muitas vezes podem parecer alarmantes para os pais.   A Mancha mongólica e de coloração avermelhada ou azulada que podem estar presentes na pele do bebê na maioria das vezes vão clareando ou sumindo conforme o bebê chega aos 2 anos de idade.

Também pode haver pequenos pontos brancos na região frontal e nasal, ocorrem na face de 40% dos recém-nascidos, conhecidos como Millium facial. O nariz e as bochechas são os mais frequentemente acometidos, mas também se observa miliária na testa e no queixo. Elas são constituídas de poros cutâneos bloqueados, que abrirão e desaparecerão até 2 meses de idade. Não aplique pomadas ou cremes.

Temos também as marcas de nascença de cor rosa, achatadas (também denominadas hemangiomas capilares), chamadas de Mordidas de cegonha que ocorrem sobre a ponte do nariz, pálpebras, ou na nuca, em mais de 50% dos recém-nascidos. A maioria destas marcas se atenua e desaparece, mas algumas podem persistir na vida adulta. Aquelas da testa, que vão da ponte nasal até a linha dos cabelos, habitualmente persistem na vida adulta.

A maioria dos bebês têm erupção cutânea no queixo ou nas bochechas que aparecem e desaparecem. Frequentemente, estas erupções são causadas por contato com alimentos e ácidos que foram cuspidos ou regurgitados do estômago. Enxágüe o rosto de seu bebê com água após todas as refeições ou regurgitações. A dermatite de contato – a popular alergia de pele (é um problema de saúde que tem se tornado cada vez mais comuns entre crianças).

Se você estiver preocupada com qualquer erupção cutânea ou se o seu bebê está doente ou com febre, leve ao pediatra.

2. Acne do Recém-nascido

Mais de 30% dos recém-nascidos desenvolvem acne (espinhas vermelhas e pequenas) na face. Esta acne neonatal começa com 3 a 4 semanas de idade e dura até os 4 aos 6 meses de idade. A causa parece ser a transferência de androgênios maternos (hormônios) logo antes do nascimento. Já que isto é temporário, nenhum tratamento é necessário. Óleos para bebês ou pomadas só tornarão o quadro pior.

3. Dermatite Seborreica

A Dermatite Seborreica é muito comum nos bebês, aparece como pele escamosa que formam crostas amarelas ou brancas na cabeça do bebê. Também podem aparecer nas orelhas, sobrancelhas, pálpebras, ou até mesmo nas axilas. Não é contagiosa, e por isso não vai incomodar o recém-nascido. A mamãe pode limpar, usando uma bola de algodão embebido com óleo de amêndoas e esfregue com cuidado até sair. Fique atenta na hora de lavar o cabelinho do seu filho, se você está tirando totalmente a espuma do xampu, resíduo de sabão pode provocar ainda mais a dermatite seborreica. Existe casos de dermatite seborreica avançada que é necessário usar algum tipo de xampu dermatológico indicado pelo dermatologista infantil.

4. Perda de peso do bebê recém-nascido

O recém-nascido, em seus primeiros dias de vida, perde mais ou menos 10% de seu peso, por uma diminuição da quantidade de água no organismo. Por isso, ele tem um peso "de nascimento" e um peso "de alta". O bebê recupera seu peso de nascimento geralmente até os 10 dias de vida. Nesta fase, é ideal que a mãe leve o bebê ao pediatra para que ele seja pesado, verificando, assim, se ele está ganhando peso adequadamente. Após algumas semanas logo após o nascimento o recém-nascido volta a ganhar peso novamente, o esperado é ganhar de 120 a 200 gramas por semana durante as primeiras semanas, e depois entre 500 e 800 gramas por mês durante os primeiros seis meses. Qualquer dúvida que você estiver referente a amamentação e como amamentar o seu bebê corretamente, procure o pediatra.

5. Amamentando o bebê recém-nascido corretamente

Muitos recém-nascidos precisam de ajuda na hora de amamentar corretamente, logo após o nascimento. Uma dica importante é levar a boca do bebê ao peito e verificar se a boca do bebê pegou toda a auréola do seio da mamãe. Você pode sentir dor no início da amamentação, mas deve melhorar depois de alguns dias. Caso você perceba que a sucção do bebê não está sendo correta, converse com o pediatra para ver se ele pode estar complementando a amamentação do bebê com leite artificial.

6. Fezes escuras (mecônio)

Durante a gestação o bebê engole as substâncias e secreções contidas no líquido amniótico, mantendo nos seus intestinos até ao nascimento os respectivos resíduos numa mistura escura chamada mecônio que constituirá as suas primeiras fezes, normalmente é expelida nas primeiras 12 horas após o nascimento.

As primeiras fezes do bebê são verde escuro, preto e grosso, mas depois disso, a cor das fezes do bebê deve ficar verde amarelado. Se o bebê for amamentado exclusivamente no seio, suas fezes serão mostarda clara ou amarela, se for amamentado com leite artificial, provavelmente serão mais escuras.

7. Moleira (fontanela)

A moleira do recém-nascido assusta muitas mamães, e realmente é bastante sensível, mas não é algo para a mãe ficar desesperada. É normal quando o bebê chora a moleira afundar ou inchar. O importante é observar quando o recém-nascido está mais calmo ou dormindo se a moleira está muito funda, caso estiver o bebê pode estar desidratado e é importante a consulta com o pediatra para fazer as avaliações necessárias.

8. Assaduras e alergias causadas pelo uso da fralda

A dermatite de fralda ou assadura é uma inflamação da pele que ocorre devido ao contato com urina ou fezes. É muito comum em crianças, especialmente menores de dois anos de idade, grupo que mais usa fraldas. A dermatite de fralda provoca uma sensação de queimação na pele e vermelhidão nas áreas que entraram em contato com a fralda.

As causas mais comuns de assaduras são: fralda suja ou muito apertada, fezes frequentes, alergia ao calor. Alguns cuidados podem reduzir a incidência de assaduras, são elas: mudança de fraldas com frequência, escolha marcas que tenha uma boa ventilação e nunca aperte demais o fecho da fralda para evitar as assaduras e alergias, use creme de assaduras de qualidade e que contenham em sua composição a nistatina que ajuda a tratar e prevenir as assaduras.

9. Pele amarelada (mais conhecida como icterícia)

 A pele amarelada do recém-nascido é chamada de Icterícia, que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue. A criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.

A icterícia normalmente aparece ao redor do segundo ou terceiro dia de vida. Começa pela cabeça e progride para baixo. A pele de um bebê ictérico ficará amarelo primeiro na face, depois no tórax, no abdômen e, finalmente, nas pernas. O branco dos olhos de uma criança também poderá ficar amarelo.

Esse tipo de icterícia não é considerado doença, atinge em torno de 50% dos bebês nascidos no tempo certo, sendo ainda mais frequente nos prematuros. As fezes e urina permanecem com coloração normal. Na maioria das vezes regride espontaneamente em torno do décimo dia de vida do bebê.

10. Umbigo do bebê

O cordão umbilical liga o bebê à mãe durante a gestação. Assim que ocorre o nascimento, o cordão é cortado e pinçado pelo obstetra. Logo em seguida, é colocado um "clamp" (ou clip) de plástico pelo pediatra. Uma pequena parte - de aproximadamente 3 cm - permanece e é chamada de coto umbilical, que requer limpeza diária e alguns cuidados especiais.

O "clamp" é removido antes da alta hospitalar. Inicialmente, o coto tem aspecto amolecido e gelatinoso, tornando-se gradativamente escuro e seco. A queda do coto ocorre entre o 7º e o 15º dia de vida. Em alguns casos, esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que represente um problema.

Alguns cuidados são necessários com o coto umbilical. A limpeza dele deve ser realizada com álcool a 70% após cada troca de fralda e após o banho, para evitar infecção. Aos poucos, o coto ficará mais endurecido, seco e escuro. Essa limpeza não é dolorida, mas alguns bebês não gostam por causa do contato com o líquido frio.

Referência Bibliográfica

FONSECA, Organização de Ariadne da Silva. Enfermagem Pediátrica. São Paulo: Martinari, 2013.

Fonte: http://sitedamamae.com




Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Escrever comentários
Unknown
AUTHOR
26 de setembro de 2018 às 12:07 delete

Edit:Se a sucção não estiver boa não se deve instruir a mãe a pedir fórmula ao médico e sim a buscar uma consultora de amamentação (quem tiver condições), o banco de leite ou a própria maternidade para que a enfermeira obstétrica ou a neo avaliem à pega se está correta ou não.

Responder
avatar