Introdução a Anatomia



A anatomia humana consiste no estudo da forma e constituição do organismo, compreendendo os diversos sistemas que o constituem. Um dos estudos mais antigos da história da humanidade: já no século 400 a.C. Ao longo do tempo, o homem aprofunda-se mais e mais na busca de soluções. A cada descoberta surge um novo mistério, procurando cada vez mais entender o enigma do funcionamento do corpo humano. Contudo, se a anatomia estuda a forma, a fisiologia visa conhecer o funcionamento do corpo. Por isso, sob pena de ficarem incompletos, esses estudos não podem caminhar separados. São a base do conhecimento na área de saúde, fornecendo ao profissional instrumentos para toda e qualquer ação. Neste sentido, anatomia e fisiologia humana estão conjugadas. Uma explica a outra. Assim, procuramos abordar todo o conteúdo necessário à fundamentação das reflexões e ações do profissional de enfermagem.

ENTENDENDO O CORPO
Para que possamos entender o corpo humano e seu funcionamento, faz-se necessário partir de um ponto em evidência. Observe seu próprio corpo. Como pode perceber, ele é composto:

•      Cabeça (crânio e face);
•      Tronco (pescoço, o tórax e o abdome);
•      Dois membros superiores (braços e as mãos);
•      Dois membros inferiores (pernas e pés).

POSIÇÃO ANATÔMICA Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica. O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para a frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte. olhar dirigido para o horizonte, membros inferiores unidos, com ponta dos pés dirigidas para frente.
Plano de Secção
Plano de Secção Sagital: divide o corpo em duas metades – direita e esquerda.

Plano de Secção Frontal: divide o corpo em duas metades – frente e trás (anterior e posterior).
Plano de Secção Transverso: divide o corpo em duas metades superior e inferior (Cefálico e caudal).
TERMOS DE MOVIMENTO Flexão: curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.


Adução: movimento na direção do plano mediano em um plano coronal. Abdução: afastar-se do plano mediano no plano coronal. Rotação Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. Rotação Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano.
Retrusão: movimento de retração (para trás) como ocorre na retrusão da mandíbula e no ombro. Protrusão: movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protrusão da mandíbula e no ombro.<
Pronação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio mediamente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente. e no ombro. Supinação: movimento do antebraço e mão que gira o rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente. e no ombro.
Inversão: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido. Eversão: movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido.




Dorsi-flexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo.
Planti-flexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.








Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco.

Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »