Teste de Apgar


Foi desenvolvido há mais de 50 anos pela médica norte-americana Virgínia Apgar, é um método empregado para avaliar ao ajuste imediato do recém-nascido à vida extra-uterina, avaliando suas condições de vitalidade, realizado na sala de parto, no primeiro minuto de vida, e repetido duas vezes, a cada 5 minutos. É uma avaliação muito simples, mas abrangente, que testa os principais sinais de vida do bebê.
No teste são avaliadas a cor da pele, os reflexos, a respiração, o tônus muscular e a frequência cardíaca do bebê. Para medir o seu estado de saúde, uma nota de 0 a 2 é atribuída para cada um desses quesitos, que vai sendo marcado em uma tabela, totalizando até 10 pontos.
Notas entre 8 e 10 indicam que o bebê nasceu em ótimas condições, está bem e vai precisar apenas dos cuidados rotineiros pós-parto; 
Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve; 
De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado;
De 0 a 3 uma dificuldade de ordem grave. Se estas dificuldades persistirem durante alguns minutos sem tratamento, pode levar a alterações metabólicas no organismo do bebê gerando uma situação potencialmente perigosa, a chamada anóxia (falta de oxigenação).
As mamães não precisam se preocupar o Teste de Apgar é completamente indolor e ajuda a identificar qualquer problema logo nos primeiros minutos de vida. Caso você tenha alguma dúvida sobre o procedimento, procure orientação junto ao obstetra. 

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »